Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre impactos que o descarte inadequado de materiais plásticos (embalagens plásticas entre eles) tem causado à natureza, com críticas acentuadas e até proibições do uso de alguns desses materiais, tais como canudos plásticos e sacolinhas.
O assunto esteve por algumas semanas nos trending topics (tópicos de tendência) de redes sociais, em consequência da proibição da distribuição de sacolinhas em supermercados de algumas cidades brasileiras.
O assunto merece reflexão, embasada em conhecimento, logicamente.
Além de extremamente versáteis, embalagens plásticas têm virtudes ecológicas que pouco se falam, levando à crença de que seria adequada sua substituição por embalagens de vidro, ou de algum metal, como lata ou alumínio, por exemplo.
Em primeiro lugar, é necessário ter o conhecimento de que plástico é reciclável, logo, embalagens plásticas são recicláveis. O descarte consciente é a melhor receita para que os índices de reaproveitamento de materiais plásticos também possam atingir números expressivos, a exemplo do que vem sendo feito com latinhas de alumínio – no Brasil, 98% das latinhas são reaproveitadas em processos de reciclagem.
O impacto de uma mudança, por exemplo, de embalagens plásticas para embalagens de vidro, seria não só o aumento de custo dos produtos, gerando inflação e transferindo o ônus ao consumidor, uma vez que plástico tem custo mais baixo, mas principalmente o aumento na emissão de poluentes no transporte dessas embalagens. Embalagens, sejam em vidro, de metal, ou plástico, são recicláveis, com o diferencial de que plástico é mais leve e mais barato, tanto para produzir quanto para transportar. Um caminhão com 10 mil embalagens de vidro, leva bem mais peso do que levaria com 10 mil embalagens de plástico. Logo, esse caminhão (modal brasileiro mais utilizado) irá poluir mais.
De verdade, o vilão é quem descarta - seja vidro, metal ou plástico - de forma inadequada. Embalagens plásticas ou de vidro são recicláveis, assim como os saquinhos, e até os canudos. Descartando-se de forma consciente, o impacto é nulo na natureza.
Já que você leu até aqui (o que agradecemos e pedimos que compartilhe esse conhecimento), vamos ilustrar com o que é reciclável ou não, em ambos os casos:
tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de refrigerante ou água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes.
Cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.
Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
Os vilões não são o vidro, ou o plástico, ou os metais. Somos nós que descartamos de forma inadequada!
Há quase 30 anos, a Crudo Plast vem atuando no segmento fabril de embalagens plásticas, destacando-se como fabricante de bobinas de unitarização, envelopes plásticos em geral, saquinhos para alho, bobinas plásticas para açougues, envelopes AWB, sacos com fita, entre vários outros itens, sempre utilizando matéria prima certificada, 100% pura, livre de contaminações, e aplicando processos de fabricação de alta qualidade, com enorme tendência inovadora.
Localizada em São Paulo, e distribuindo seus produtos a todo o Brasil, a Crudo Plast dispõe de sede própria, máquinas e equipamentos de última geração, e produz uma extensa linha de produtos à base de polímeros de polietileno, sempre de origem comprovada e certificada, o que garante qualidade, resistência e ótimo acabamento aos seus produtos.
A Crudo Plast segue rígidos procedimentos que visam a eliminação do descarte de sobras e aparas em seus processos de fabricação. Além disso, a Crudo Plast difunde e incentiva a prática de ações de reciclagem orientadas pelos 8Rs da sustentabilidade.
Nossa missão é colaborar com o planeta!
São inúmeros os benefícios de nossos produtos, como já destacado. Além desses atributos, é preciso salientar que a Crudo Plast atua de forma ecológica, de olho no planeta e na sustentabilidade.
Nos importamos, sobretudo, com o descarte dos produtos que produzimos e com nosso processo de produção. Nossas aparas, resíduos originados no processo de fabricação, são totalmente reaproveitadas.
O plástico não é inimigo da natureza ou da sociedade, pelo contrário. É um produto barato, leve, que ocupa pouco espaço e facilita a vida da população de inúmeras maneiras. O que precisamos nos atentar, e isso vale para todos nós que habitamos o mesmo planeta, é com o descarte. Plástico é reciclável, o que significa que pode ser reaproveitável.
A Crudo Plast incentiva e contribui com ações e programas de sustentabilidade e de preservação da natureza.
Apoiamos a boa conduta de reuso e reciclagem, o que envolve a consciência coletiva de que qualquer descarte inadequado, e isso vale para qualquer produto, de qualquer matéria prima, pode ser ofensivo ao meio ambiente.
A Crudo Plast trabalha sob os 8 Rs da Sustentabilidade: Reflita; Reduza, Reutilize, Recicle, Respeite, Repare, Responsabilize-se e Repasse. Isso mesmo, repasse essa ideia!
Faça como diversos dos nossos clientes e parceiros que apoiam nossa causa. Todos juntos em benefício do nosso planeta.
Venha para a Crudo Plast você também!
Se você chegou até aqui, nos ajude a cumprir o último R: Repasse!
Obrigado!
Visite nosso site e conheça nossos produtos – embalagens plásticas: www.crudoplast.com.br